sexta-feira, 3 de junho de 2011

Regime Democrático


Odeio regime democrático. Odeio. Calma. Não odeio o estado democrático, presidencialismo, voto e essas coisas. Mas me dá ojeriza essa expressão – ‘regime democrático’. Qualquer desculpa pra qualquer assunto que envolva governo é: ‘isso não é permitido num regime democrático’ ou então: ‘respeite o Regime Democrátio’. Ahh. Dai-me paciência.
Ah, me lembrei de uma pior ainda ‘Estado democrático de Direito’. Credo. Parece que a pessoa ao falar essa expressão naturalmente se torna o senhor da razão. Pronto. Ninguém fala mais nada, somente escuta. Alguém proferiu as palavras mágicas ‘Estado democrático de Direito’, todos devem ouvir atentamente ao mestre da sabedoria. Me poupe.
O fato é que todos querem discutir a injustiça em tal pais, ou então a atitude antidemocrática de um parlamentar. Por que democracia é isso, democracia é aquilo. Democracia é a palavra pra expressar tudo de positivo e curar qualquer injustiça. É tão boa que com sua utilização pode-se intervir em outros pais, dominá-los e ....(quem sabe a resposta?) torná-los democráticos, claro.
Acho que a palavra democracia é quase como se fosse a palavra Deus. Não é comum ver pessoas contrárias a deus. Falo de pessoas de qualquer religião ou até mesmo sem religião alguma. Quando alguém fala inadvertidamente ‘só deus sabe’, quem vai contra?
Bom, acho que escrevi muito.Tá bom por hoje.
Mas um conselho eu dou: quando entrar numa discussão e o assunto de alguma maneira abordar política ou Estado, quem sabe até concurso (tão na moda) seja esperto. Não titubeie. Quando ninguém esperar diga ‘porque num regime democrático como o nosso .....’. E seja o primeiro a dizer! Em discussões mais acaloradas recomenda-se a expressão ‘Estamos ou não num Estado Democrático de Direito?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário