domingo, 6 de novembro de 2011

Trajeto à Santarém

Final de semana passado fizemos mais um passeio pelo Pará. Mais um de despedida. Não poderíamos deixar de conhecer a tão famosa Alter do Chão.  O Caribe brasileiro.
A praia é tão bonita que figura na lista do The Guardian (jornal inglês) como a mais bonita do brasil, desbancando Fernando de Noronha, pode conferir http://www.guardian.co.uk/travel/2009/apr/15/beach-brazil-top-10 ou em português http://www.noticiasdaamazonia.com.br/8331-the-guardian-alter-do-chao-e-a-praia-mais-bonita-do-brasil/. E não é pra menos a praia é realmente maravilhosa.

Mas antes de falar de Alter do Chão (assunto que vou tratar num outro dia, quando eu tiver mais tempo) vou falar da viagem de Belém à Santarem, onde alter fica.

Santarem está situado a 1280km de Belém (por terra) e 876km (por via fluvial). Em linha reta está aproximadamente a 800 km, tanto de Belém quanto de Manaus e é a segunda mais importante cidade do Pará. Se o Pará se dividir, Santarem será a Capital do Estado do Tapajós.

A melhor forma de ir a Santarem é de avião. 1 hora. Bem rápido. Se você for fazer essa viagem um dia vc só precisa se preocupar com uma coisa: viaje de dia. A vista é maravilhosa.

Saindo de Belem a mata começa a ficar mais densa e o Amazonas começa a mostrar toda a sua imensidão.

O Amazonas pode muito bem ser confundido com o Mar chega a ter 100km de LARGURA!!  Impressionante.

Fomos a Santarem em Novembro, período da Vazante em que as praias aparecem. Entre Fevereiro e Junho elas são totalmente encobertas. Essa foto mostra que na época da cheia o rio avança e muito alagando tudo o que o campo de visão alcança.

Mata Fechada já chegando em Santarem e o Rio Amazonas desfilando por dezenas de cursos diferentes.

Rio Tapajós e suas praias. O Rio é extremamente cristalino e quente. Além, é claro, de muito bonito. Não há como não ficar encantado.


Aqui vemos a grandiosidade do Rio Tapajós. Lembro que aqui ele ainda não se encontrou com o Amazonas. Toda essa visão é de somente um dos rios que compoe a bacia do rio Amazonas, na verdade o Tapajós é o principal rio da margem direita, assim como o Rio Negro é o principal da margem esquerda.

Rio Amazonas com suas águas barrentas consegue vencer o Tapajós após alguns kms em que as águas cristalinas ficam lado a lado com as águas marros do Amazonas.


Bom, só o percurso de avião de belém à Santarém já é mágico e essas são algumas das imagens do trajeto.O rio Tapajós é realmente magnifico e sem dúvida o melhor e mais bonito rio que já entramos um dia.

Abraços. E conheçam o Tapajós, não existe nada tão magnífico.
Ah, assim que eu tiver um tempinho maior, escrevo contando como foi conhecer ALTER DO CHÃO!!

Um comentário:

  1. Oi! Que bacana o blog de vcs, iremos acompanhar! Gosto mto de ler relatos de viagens. Santarém é uma cidade que gostaria de ter conhecido, mas não deu... fazer o que... espero um dia voltar para Belem e poder conhecer esses lugares próximos tão peculiares. É isso, qdo puder dá uma passadinha no nosso blog: http://nossaslinhas.blogspot.com/
    Abraço,
    Lili

    ResponderExcluir