domingo, 6 de novembro de 2011

Trajeto à Santarém

Final de semana passado fizemos mais um passeio pelo Pará. Mais um de despedida. Não poderíamos deixar de conhecer a tão famosa Alter do Chão.  O Caribe brasileiro.
A praia é tão bonita que figura na lista do The Guardian (jornal inglês) como a mais bonita do brasil, desbancando Fernando de Noronha, pode conferir http://www.guardian.co.uk/travel/2009/apr/15/beach-brazil-top-10 ou em português http://www.noticiasdaamazonia.com.br/8331-the-guardian-alter-do-chao-e-a-praia-mais-bonita-do-brasil/. E não é pra menos a praia é realmente maravilhosa.

Mas antes de falar de Alter do Chão (assunto que vou tratar num outro dia, quando eu tiver mais tempo) vou falar da viagem de Belém à Santarem, onde alter fica.

Santarem está situado a 1280km de Belém (por terra) e 876km (por via fluvial). Em linha reta está aproximadamente a 800 km, tanto de Belém quanto de Manaus e é a segunda mais importante cidade do Pará. Se o Pará se dividir, Santarem será a Capital do Estado do Tapajós.

A melhor forma de ir a Santarem é de avião. 1 hora. Bem rápido. Se você for fazer essa viagem um dia vc só precisa se preocupar com uma coisa: viaje de dia. A vista é maravilhosa.

Saindo de Belem a mata começa a ficar mais densa e o Amazonas começa a mostrar toda a sua imensidão.

O Amazonas pode muito bem ser confundido com o Mar chega a ter 100km de LARGURA!!  Impressionante.

Fomos a Santarem em Novembro, período da Vazante em que as praias aparecem. Entre Fevereiro e Junho elas são totalmente encobertas. Essa foto mostra que na época da cheia o rio avança e muito alagando tudo o que o campo de visão alcança.

Mata Fechada já chegando em Santarem e o Rio Amazonas desfilando por dezenas de cursos diferentes.

Rio Tapajós e suas praias. O Rio é extremamente cristalino e quente. Além, é claro, de muito bonito. Não há como não ficar encantado.


Aqui vemos a grandiosidade do Rio Tapajós. Lembro que aqui ele ainda não se encontrou com o Amazonas. Toda essa visão é de somente um dos rios que compoe a bacia do rio Amazonas, na verdade o Tapajós é o principal rio da margem direita, assim como o Rio Negro é o principal da margem esquerda.

Rio Amazonas com suas águas barrentas consegue vencer o Tapajós após alguns kms em que as águas cristalinas ficam lado a lado com as águas marros do Amazonas.


Bom, só o percurso de avião de belém à Santarém já é mágico e essas são algumas das imagens do trajeto.O rio Tapajós é realmente magnifico e sem dúvida o melhor e mais bonito rio que já entramos um dia.

Abraços. E conheçam o Tapajós, não existe nada tão magnífico.
Ah, assim que eu tiver um tempinho maior, escrevo contando como foi conhecer ALTER DO CHÃO!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Cinema OLYMPIA

Ontem conhecemos mais um lugarzinho especial aqui em Belém...o CINEMA OLYMPIA, considerado o cinema mais antigo em funcionamento do país. O cinema foi fundado em 24 de abril de 1912, pelos donos do Grande Hotel (atual Hilton Hotel). 

Antigamente era assim....

Ficou assim....



A sala de exibição é grande e as poltronas são até confortáveis. Fomos assistir ao filme "Vampiro de Almas" (Título em inglês: Invasion of the Body Snatchers), um filme americano de 1956 do diretor Don Siegel. Ultimamente tenho gostado bastante de ver filmes antigos, e assistir um filme em preto e branco, num cinema tão antigo dá um clima todo especial. Nostalgia pura.

O filme Vampiros de Almas conta a história de um médico que chega numa cidade e se depara com várias pessoas com comportamentos estranhos. Um filho que dizia que a mãe era uma impostora e uma sobrinha que dizia que seu tio, apesar de ter mesma aparência, memórias e comportamentos não era seu tio de verdade.

O médico descobre que os corpos estavam sendo tomados por aliens que colocavam uma semente gigante na casa da pessoa e tomavam seu corpo e mente enquanto dormiam. No final das contas, toda cidade foi tomada pelos alien e apenas o médico escapou.







Ah, mais uma novidade... finalmente o Teatro da Paz será reaberto e já estamos com nosso ingresso comprado para Carmina Burana! Acho que será outro momento nostálgico.... 
O Teatro da Paz foi construído em 1878!! E foi totalmente restaurado, ficou quase 1 ano fechado, não estava aberto nem mesmo para visitaçao. Eu estava morrendo de medo de ir embora sem conhecê-lo... mas acho que o universo conspirou a nosso favor e teremos a chance de visitá-lo!!

Beijos e até a próximaaa!!