Eu gosto muito de música e sempre procuro escutar coisas novas. Claro que procuro musicas que se enquadram no meu gosto, apesar de algumas vezes tentar alterar um pouco meu gosto musical.
Bom, esse post é dedicado exclusivamente à música paraense. Será dedicado ao que eu defini como MPB paraense. Logo mais farei um post sobre as músicas regionais paraenses, principalmente o Carimbó, Guitarrada, Bumba meu Boi e a banda Arraial do pavulagem. E se tiver animação ainda falarei sobre o TecnoMelody, a música mais tocada em Belém, a mais popular.
Procurei, nesse um ano que estou em Belém, conhecer músicas daqui. Mas confesso que não fiz uma pesquisa muito profunda, mesmo assim digo sem medo de errar que existem muitas músicas boas aqui, não só o TecnoMelody.
Os maiores expoentes da MPB Paraense, que eu conheci, são: Nilson Chaves e Lucinha Bastos. Ambos cantores investem na qualidade de suas letras sempre que possível envolvendo a temática de morar no norte e em Belém, assim como criticam a visão que se tem de quem não conhece o nortea. Vou começar com as músicas do Nilson Chaves.
Nilson chaves na canção 'Belém, Pará, Brasil'; demonstra claramente o sentimento de revolta derivado da invasão da cultura sulista no Norte, com condomínios, Coca-cola (e não guaraná), vida apressada e tudo mais. Essa música expressa muito bem o sentimento dos moradores de Belém que muitas vezes não se sentem parte da nação. Em um show ao vivo em que Nilson Chaves e Lucinha Bastos cantam juntos eles chegam a dizer “o nordeste tem fama de esquecido e o norte que nem é lembrado”; essa frase, embora não seja parte da letra da música, descreve bem o que ele quer passar.
A música “Não Vou Sair”, também bem bonita, fala sobre a opção que algumas pessoas fizeram, principalmente aquelas nascidas nas décadas de 60 e 70 de tentar a vida em outro pais. O autor demonstra que queria ir, mas ele vê outros motivos. Vale a pena escutar.
Uma das minhas músicas preferidas, se não a mais bonita que escutei é “Olhando Belém”. A música expressa a tranquilidade da vida nessa cidade assim como sua beleza, Imperdível! Outra música muito boa é “Navio Gaiola”, ela é também uma das minhas preferidas e um pouco mais animada, muito boa musica ,vale a pena escutar.
Não poderia faltar, ainda na obra do Nilson Chaves músicas com temática religiosa. O povo belenense é muito religioso. Na música “A Benção”, Nilson Chaves pede a benção, assim como fez Vinícius de Morais no samba da benção. A diferença é que Vinícius pede a benção aos grandes sambistas, já Nilson Chaves pede a benção para todas as pessoas que literalmente suaram, ou seja, as pessoas que criaram instrumentos musicais e que os fabricam. Ele ainda brinca com as palavras no refrão “A benção quem suou pro meu som soar”.
Ainda com Nilson Chaves, a música “Olho de Boto” é uma composição que prima pela letra. Talvez seja, na minha opinião, a música mais bem escrita. Você precisa conhecer algumas palavras utilizadas na música para sua compreensão: Val-de-Câns ao Guamá, são os bairros mais a leste e a oeste e que margeiam o rio que contorna Belém; já trapiche é um porto para barcos como uma estação de embarque de passageiros ou simplesmente um pier para os barcos encostarem.
A música Flor do Destino fala das águas, rios. É mais uma musica bonita do Nilson Chaves, que mais uma vez mostra que é um grande compositor, só não faz muito sucesso porque é do norte, se fosse do sul era outra história, seria um grande compositor de MPB.
Pra terminar com Nilson Chaves uma das músicas que mais representa Belém: “Naza-Zouk da Naza”. A letra é simples, mas exprime como poucas o sentimento da cidade com sua padroeira, Nossa Senhora de Nazaré. Lembro que na festa que festeja sua padroeira, o Círio realizado no 2º domingo de outubro, reúne incríveis 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém, sendo que a população de Belém é pouco mais que 1 milhão de pessoas.
Pra não ficar só no Nilson Chaves, vamos para a Lucinha Bastos com Bom dia, Belém. Uma composição maravilhosa em homenagem à Belém. Bem focada na letra, música fica bem bonita com a grande voz que a cantora possui. Essa música retrata a 2º coisa mais importante para belenense, em primeiro lugar é a Nossa Senhora de Nazaré e a Segunda é Belém. As pessoas tem tal fixação por Belém que não as permite ver defeitos na cidade, eles só possuem olhas para as coisas belas.
Pra não ficar só no Nilson Chaves, vamos para a Lucinha Bastos com Bom dia, Belém. Uma composição maravilhosa em homenagem à Belém. Bem focada na letra, música fica bem bonita com a grande voz que a cantora possui. Essa música retrata a 2º coisa mais importante para belenense, em primeiro lugar é a Nossa Senhora de Nazaré e a Segunda é Belém. As pessoas tem tal fixação por Belém que não as permite ver defeitos na cidade, eles só possuem olhas para as coisas belas.
A música Uirapuru da Lucinha Bastos conta de varias lendas amazônicas e possui um ritmo que eu gosto bastante. Estilo MPB, mas animada. Gosto muito dessa música.
Sei que fui injusto com os cantores paraenses e talvez até com a Lucinha Bastos e Nilson Chaves, pois postei poucas músicas. Espero que gostem,pois eu gosto bastante. Quem gostou é só procurar na net que acha várias outras músicas muito boas desses e outros cantores paraenses. No site da Lucinha Bastos dá pra escutar várias músicas e conferir a letra também.
Depois eu volto com as músicas regionais com destaque para as bandas “Arraial do Pavulagem” e “Quaderna”, as minhas preferias. E claro, para o Pinduca e Verequete, mestres do Carimbó.
Abraços, até a próxima.
Abraços, até a próxima.
Olá, achei seu post, na busca pela musica popular paraense, concordo com você sobre a canções, apenas reforço que parte das músicas referidas, são de outros autores, com muitas outras excelentes composições...e lamento por você não ter vivido esse movimento na década de 90 em Belém onde tínhamos muitos autores e músicos em destaque na midia Paraense, inclusive com projetos de divulgação pelo poder público. abraços.
ResponderExcluir