Em Belém o mês de outubro é muito especial pois é quando ocorre o famoso círio de Nazaré.
E a data é especial para mim tbm, pois coincide com a época que chegamos na cidade. Ano passado quase não demos atenção ao Círio, estávamos mais preocupados em encontrar um apto para morar, comprar móveis e ter um pouco mais de conforto. Além disso, tudo era novidade... e tínhamos muita coisa pra botar em ordem!
Mas me lembro bem de estranhar ao ver muitas casas enfeitadas, de ver que tinha imagem da Santa em todo e qualquer lugar... na frente de vários prédios, farmácias, supermercados... etc...
Bem, em 2010 tínhamos a intenção de assistirmos a passagem da Santa pela sacada do 3º andar do Banco Central. De lá poderíamos ver sem ficar no meio do tumulto, assistiríamos de camarote!! kkk
Enfim, não conseguimos acordar cedo e quando saímos de casa as ruas já estavam tão lotadas que era IMPOSSÍVEL chegar até o banco!! E pude me sentir como um paraense.... nunca vi nada igual e é impossível descrever aqui.
No ano passado ficamos na rua, na esquina entre Gama Abreu e presidente vargas (em frente a praça da princesa) estava bem cheio no início, mas dava pra se movimentar. Ficamos lá até a passagem da santa. Nesse tempo, aproximadamente meia hora, vimos várias pessoas distribuindo água mineral de graça na rua, algumas jogavam água nas pessoas que ficam na corda. Mas o impressionante era a quantidade de gente que passava mal e saía carregada em maca. Muitas pessoas passam mal por falta de ar! Isso mesmo, fica tão cheio que as pessoas, principalmente as mais baixas, ficam sem ar pra respirar e desmaiam.
Assim que a Santa passou, todos começaram a se movimentar pra ir embora pela Gama Abreu e fomos empurrados e com muito esforço (muito esforço MESMO) conseguimos sair pela Arcipreste Manoel 1 quarteirão depois. E ainda muito cheio e todos se movimentando em direção à Padre Eutíquio sem espaço para andar na direção contrária. Resumindo, uma loucura, estávamos no meio de um monstruoso MAR DE GENTE!
Esse ano fomos mais espertos. Acordamos 5 da manhã para conseguirmos chegar no BC!! Fomos de carro até a praça da bandeira. E de lá seguimos a pé até o Banco Central, em frente à Estação das docas. Tinha muita gente DESCALÇA! Fiquei impressionada, pois fazer toda a romaria descalço, no asfalto quente de belém, no meio de uma multidão, deve ser um tanto doloroso. Depois entendi...algumas ruas eram fechadas e só podiam passar por essas ruas quem estivesse descalço... E eram exatamente as ruas que levavam até a corda...
Pra quem não sabe, a CORDA é puxada pelos promesseiros e é de um simbolismo gigantesco para os paraenses. As pessoas ficam enfileiradas, homens e mulheres, e vão puxando a corda, fazendo a berlinda com a Santa, andar. Vejam o que o google diz sobre a corda:
"História da Corda - Durante a procissão de 1855, quando a berlinda ficou atolada por conta de uma grande chuva, a Diretoria da Festa teve a idéia de arranjar uma grande corda, emprestada às pressas de um comerciante, para que os fiéis puxassem a berlinda. A partir daí, os organizadores do Círio começaram a se prevenir, levando sempre uma corda durante a romaria. Mas só no ano de 1885, a corda foi oficializada no Círio, substituindo definitivamente os animais que puxavam a berlinda.
No Círio de 1926, o arcebispo Dom Irineu Jofilly suprimiu a corda do Círio, já que “não compreendia o comportamento na corda, onde homens e mulheres se empurravam em atitudes nada devotas”. A proibição gerou várias manifestações populares e políticas, mas chegou a durar cinco anos. Só em 1931, com intervenção pessoal de Magalhães Barata, então governador do Estado, a corda voltou a fazer parte do Círio."
No Círio de 1926, o arcebispo Dom Irineu Jofilly suprimiu a corda do Círio, já que “não compreendia o comportamento na corda, onde homens e mulheres se empurravam em atitudes nada devotas”. A proibição gerou várias manifestações populares e políticas, mas chegou a durar cinco anos. Só em 1931, com intervenção pessoal de Magalhães Barata, então governador do Estado, a corda voltou a fazer parte do Círio."
Quem vai na corda é quem mais sofre. No final da procissão a corda é cortada e todos querem um pedaço para guardarem de recordação. Algumas pessoas chegam a levar facas ou canivetes e tentam cortar a corda antes da hora, o que gera briga e confusão. Alguns fiéis na corda desmaiam, mas como estão tão espremidas umas nas outras.... essa pessoa continua sendo carregada durante o trajeto e custam a perceber que ela está desacordada. É inacreditiável! Ouvi tbm que para conseguir ir na corda é necessário encaixar certinho quadril com quadril, senão a dor é insuportável... como se o osso da pessoa estivesse perfurando a outra... literalmente as pessoas ficam esmagadas umas nas outras.
Vejam este vídeo:
Vêmos tbm muitas pessoas carregando pequenas casas, barcos, e partes do corpo humano feitas de parafina (ou sei lá qual material). Tbm são fiéis pagando promessas ou agradecendo à Santa por alguma graça alcançada.
Outros fazem o trajeto de joelhos... Abaixo um pequeno video que nós gravamos este ano, do alto do BC, de um rapaz pagando sua promessa. Ele está sendo amparado pelos voluntários da Cruz Vermelha. Ah, pra quem não sabe, o trajeto é cerca de 4 km.
O que posso dizer é que é uma demonstração de fé que nunca havia visto. Não dá para contar como é o Círio, só vendo, só vivendo... Muitas vezes me pergunto onde termina a fé e começa o fanatismo... mas quem sou eu para julgar? Como saber o que se passa no coração de cada um, saber as razões de cada coração.... Só posso dizer que é uma das mais comoventes e impressionante manifestação religiosa que já presenciei.
Como eu disse, este ano assistimos tudo de camarote!Essas são algumas das imagens que registramos do alto!
Eu e Joke do alto... |
Círio 2011 |
Olha o tanto de gente!! |
Depois da procissão, seguindo o ritual paraense, fomos para casa e tivemos nosso almoço do círio! Nossos amigos presentes são a Melina, Cleber e Valéria!
Cléber, Melina, Valéria e Giovanne |
Frida (de olho no rango), Cléber, Melina, Giovanne e Renata |
Beijos e que Nossa Senhora de Nazaré nos protejaaa!!!
Que legal...as fotos são impressionantes..é mta gente pra um lugar só...
ResponderExcluirGente demais mesmo... Impressionante!!!
ResponderExcluir