Acontece que nossos planos eram de descer de belém à bh nas férias, passando por todo litoral nordestino.. só que conseguimos a remoção para brasília e tivemos que nos contentar com o trajeto até o centro-oeste!
Primeiro dia - 07 de dezembro 2011.
Saímos de belém e rodamos nesse primeiro dia 850 km até Araguaína. Acho que foi o dia mais cansativo por causa do CALOR, mas foi uma viagem tranquila. Infelizmente, não sei porque (acho que o calor não me dava disposição para NADA), não tiramos nenhuma foto nesse dia...
Nossa primeira noite foi em Araguaína, TO, uma cidade com cerca de 150 mil habitantes, não tão grande e nem tão pequena. O que mais me surpreendeu é como a cidade é arrumadinha, calçadas grandes, comércio bom, quadras bem organizadas! E o melhor de tudo foi a COMIDA!! Nossa janta foi com direito à churrasco de picanha, tropeiro e arroz! Humm, estava bom demais!! E, melhor ainda, suuper barato (comparando com belém, bh ou bsb...kkkk).
Saímos de Belém às 06:00 em direção à Araguaína partindo de Belém na BR 316 até Santa Maria do Pará (120km) onde chegamos às 08:30 e então seguir pela BR 010 a famosa Belém-Brasília. O trajeto do primeiro dia tem uma quantidade razoável de postos e abasteci no trevo de Paragominas (192km) às 11:00 paramos para almoçar em Dom Eliseu às 13:30 (150km) numa churrascaria na saída da cidade, boa e não muito cara. Paramos depois em Imperatriz (140km) às 15:00, novo abastecimento e rápida parada. Após mais 250km chegamos à Araguaina no final do dia por volta das 18:00h.
Nesse trecho somente entre Belém e castanhal havia muito trânsito, e logo depois de Paragominas a estrada estava meio ruim, mas logo melhorou. As estradas estavam movimentadas com caminhões, mas a viagem é bem tranquila, exceto o calor. Um ar-condicionado é essencial.
Segundo dia - 08 de Dezembro
Dormimos bastane e seguimos para PALMAS por volta das 12:00. A estrada no Tocantins está um pouco melhor que a parte paraense e maranhense, embora essas não estejam ruins. Abastecemos ainda em araguaína e pegamos a estrada. Esse é o trecho mais bonito da estrada, principalmente próximo à Palmas. Abastecemos em Miranorte (290km) às 16:30 e saímos da Belém-Brasília em direção à Palmas pela TO 342 e depois viramos em Miracema do Tocantins até Palmas (100km) às 18:00.
Palmse é uma cidade linda e vazia! Tudo tão planejado e distante! A cidade foi projetada nos moldes de Brasília e é meio confusa. Demoramos mais de 1 hora para achar o bendito hotel que ficaríamos, pois, simplesmente a cidade não tem nenhuma placa, trezentas rotatórias, ninguém nas ruas para pedir informação! tortura total! Mas é uma cidade bem bonita e parecida com brasília. Só não é bem o tipo de cidade que gosto...
Conhecemos a praça em frente ao palácio do governo, super arrumadinha, cheia de girassóis e pássaros. Foi bom para a Frida fazer aquilo que mais gosta: CORRER atrás de pássaros. Tadinha da bichinha, precisa desestressar também, não é mesmo?
Ah, em Palmas, rotatória se chama "queijinho".
Terceiro dia - 09 de Dezembro
Como demos um passeio em Palmas pela Manhã, acabamos por sair por volta das 10:00h logo depois de abastecer, fizemos uma pequena parada em Porto Nacional num posto num trevo a beira da estrada com comida muito apetitosa, como ainda não estávamos com fome, não almoçamos, embora ficássemos tentados.
Partimos até Gurupi (223km) e chegamos por volta das 13:20 e almoçarmos num posto no trevo com a Belém-Brasília, muito bom, ótima comida, preço justo e ainda algumas lojinhas, comprei um chinelo (o meu tinha arrebentado) e ainda dei uma passada numa farmácia. Aproveitamos para abastecer novamente.
Passaro simbolo de Uruaçu |
Quarto dia - 10 de Dezembro
Uruaçu - Goiânia passando por Anápolis. No quarto dia saimos de Uruaçu pela manhã em direção à Goiânia passando por anápolis.
Renata e a Frida passeando na praça onde acontece a Feira da Lua em Goiânia |
Finalmente o clima começou a ficar mais ameno!! Chegamos em Goiânia no meio do dia e fomos até a Feira da Lua. Muito legal.
Quinto dia - 11 de Dezembro
Dormimos e chegamos em Brasilia no dia seguinte.
Eu recomendo viajar pela Belém-Brasilia. Viajar sem pressa e curtindo o caminho!!